Ponto do Brigadeiro Gourmet: 5 Motivos Que Fazem Ele Dar Errado

Cinco motivos que fazem o seu brigadeiro gourmet dar errado. Por acaso você já tentou fazer brigadeiro gourmet e deu errado?

Fazer brigadeiro gourmet é simples, mas requer prática para você chegar à perfeição. Por isso, se você está tentando entender porque seu brigadeiro gourmet deu errado, nesse vídeo eu vou te contar os cinco motivos mais comuns.

São pontos muito importantes, que vão te ajudar a nunca mais perder uma receita. O quarto motivo costuma ser um grande problema, e você já já vai entender por quê.

Aprenda agora como fazer brigadeiro gourmet sem errar.

 Então vamos começar?!

Motivo número 1:

Interromper o modo de preparo. O primeiro motivo que leva o seu brigadeiro gourmet a dar errado, é levar os ingredientes pra panela, e ir atender o telefone por exemplo.

Ou ir fazer qualquer outra atividade e deixar pra depois, pra ir e misturar levar a panela pro fogo. E fazer isso pode fazer com que o seu brigadeiro talhe.

Então precisa misturar bem, porque uma vez talhado não volta mais ao normal, e você pode perder toda a sua receita por um procedimento muito simples.

Motivo número 2:

Deixar passar do ponto. Sabe quando a gente está aprendendo é muito natural que a gente fique inseguro quanto ao ponto certo do brigadeiro, e aí acaba deixando mais alguns minutinhos no fogo só pra garantir né.

Só que ao fazer isso, seu brigadeiro pode açucarar e com isso você pode perder toda a receita. E depois quando ele esfriar, ele vai ficar muito duro e difícil de enrolar né. Mas se já é tarde demais, e você deixou passar do ponto, uma dica seria adicionar um pouco mais de creme de leite e você misturar bem.

Volta pro fogo, deixe incorporar bem, mexendo sempre até chegar no ponto certo. E aí seu o brigadeiro está ótimo.

brigadeiro

brigadeiro

Motivo número 3:

Usar um leite condensado de má qualidade. Fazer isso pode levar seu brigadeiro gourmet a açucarar. E você percebe que a mistura fica mais líquida do que o normal quando leva para o fogo, e consequentemente demora mais tempo para dar o ponto.

Então sempre dê preferência para usar um leite condensado de melhor qualidade que você puder.

Motivo número 4:

Não saber saborizar a massa da forma correta.

Esse é um erro muito comum e eu já ajudei muitos alunos do nosso Curso de Brigadeiro Gourmet a não passarem por ele.

E quando você adiciona algum líquido para saborizar o brigadeiro, como por exemplo uma pasta saborizante, um suco de fruta ou mesmo uma bebida alcoólica, você deverá incluir esse líquido apenas no final, depois que o brigadeiro já chegou no ponto.

Só que isso claro, vai fazer com que o seu brigadeiro fique mais mole, perdendo a consistência. Então o que você vai fazer, vai voltar novamente para o fogo, até voltar o ponto desejado novamente, ao ponto de enrolar e vai ficar perfeito novamente.

Motivo número 5:

Errar na temperatura do fogo. Quando se eleva demais a temperatura, o chocolate queima, e a gordura se separa, ficando brilhosa e com um gosto extremamente desagradável.

E quando isso acontece não tem jeito, você perde mesmo a sua receita. Para que isso não aconteça, você tem que levar seu brigadeiro em fogo médio a baixo, mexendo sempre sem parar, para não queimar ou formar aqueles “gruminhos”.

A temperatura certa também dependerá do seu fogão.

Então comece sempre com a temperatura baixa até você dominar a técnica. Comenta aqui embaixo se você já errou em algum desses cinco erros, ou se cometeu algum erro que eu não comentei aqui no artigo.